By 

No Netflix – Tropas Estelares (Starship Troopers)


 

Starship_Troopers_-_movie_poster

 

Tropas Estelares (Starship Troopers) é um filme de ficção científica estadunidense de 1997, dirigido por Paul Verhoeven, com roteiro adaptado de Edward Neumeier, baseado no livro homônimo de Robert A. Heinlein. Foi o primeiro de três filmes da franquia Starship Troopers. O filme teve um orçamento estimado de 105 milhões de dólares e arrecadou mundialmente mais de mais de 121 milhões de dólares. Ganhou duas continuações: Tropas Estelares 2: Hero of the Federation (2004), e Tropas Estelares 3 : Marauder (2008) – (Wikipedia).

Controverso filme de Paul Verhoeven. Uns gostam e outros detestam. Foi acusado de ser extremamente militarista, quando do seu lançamento.

Em uma época futura um jovem (Casper Van Dien), após graduar-se, quer se alistar nas forças armadas para tornar-se um “cidadão” e deixar de ser um mero civil. Também faz isto por causa da namorada (Denise Richards), por quem é apaixonado. Um amigo (Jake Busey) em comum do casal se alista e é designado para servir na parte de planejamento estratégico. Ela é encaminhada para pilotar naves de combate, mas ele vai servir na infantaria, que é um posto menos prestigiado. Porém, ele demostra tal afinco nos treinamentos que se torna líder de um pelotão, mas por causa de um erro seu um colega morre em uma simulação de batalha. Quando ele pede dispensa, pois sua namorada está envolvida com seu instrutor, descobre que sua cidade natal, Buenos Aires, não existe mais em virtude de um ataque de insetos alienígenas do planeta Klendathu. Assim, ele volta atrás na sua decisão e vai fazer parte da grande ofensiva terrestre contra estes insetos (que são gigantescos e às vezes medem 30 metros) no planeta deles. Mas o alto comando terrestre subestima demais a capacidade de reação dos inimigos e em poucas horas morrem mais de 300 mil terrestres na ofensiva. Fica claro então que esta guerra vai decretar o fim de uma espécie e está claro que um inseto inteligente comanda as ações, que pretendem exterminar com a raça humana (Adoro Cinema).

A música do filme é do competente Basil Poledouris (Conan, Caçada ao Outubro Vermelho).

O filme tem alguns erros de roteiro terríveis. Há coisas que são inexplicáveis, levando em conta a avançada tecnologia da história contada no filme. E esses “meteoros” lançados pelos insetos em velocidade sub-luz… como chegariam na terra tão rápido ? Bem, creio que no livro que deu origem a este filme deve estar mais bem explicado, mas este filme aqui é de aventura e não espere muita coerência na “ciência” deste filme.

As duas continuações são horríveis.

Dou 3 de 5 estrelas.

 

Lélio Pendragon
Sobre o autor

Lélio Pendragon é um autor de histórias de fantasia. Depois de atuar por mais de uma década na publicação de livros jurídicos, ele se dedica, na atualidade, ao desenvolvimento do site “Batalha dos Nerds” e da saga de fantasia “A Irmandade dos Párias”. Colecionador de trilhas sonoras de filmes desde 1980, o autor é inspirado fortemente pelos filmes: Star Wars, Star Trek, Senhor dos Anéis, Dragonslayer (1981), Krull (1983), Fúria de Titãs (1981), Tron (1982), Willow – na terra da Magia (1988) , Trovão Azul (1984) e A Lenda (1985).

VOCÊ PODERÁ GOSTAR DE:

Morgan: A Evolução (Morgan, 2016)
Morgan: a evolução (2016) – ficção-científica/suspense
February 06, 2017
Westworld: o seriado que destrói cabeças (HBO), 2016
Westworld: o seriado que destrói cabeças (HBO, 2016) – ficção-científica/western
January 18, 2017
No Netflix – Spectral (2016) – ficção-científica/guerra
December 31, 2016
Dica de filme - Stargate (1994) - Ficção e fantasia
Dica de filme – Stargate (1994) – Scifi/fantasia
October 23, 2016
Dica de filme – O Abismo Negro (1979)
October 23, 2016
Star Trek Beyond (2016) – Gostamos do filme e recomendamos !
September 04, 2016
Ouça agora o Podcast sobre literatura de fantasia”
May 12, 2016
Miller Brito lança livro “A Rede Neural”
March 19, 2016
Cenas marcantes nerds – A autodestruição da Enterprise (Star Trek III)
February 28, 2016