By 

Dica de filme – Mortos que matam (The last man on Earth), de 1964.


the last man on earth

 

Primeiro dos três filmes inspirados no livro “Eu sou a Lenda“, de Richard Matheson, publicado em 1954.

The Last Man on Earth ou L’ultimo uomo della terra (Mortos que Matam, no Brasil) é um filme de horror e ficção científica ítaloestadunidense de 1964 dirigido por Ubaldo Ragona e Sidney Salkow. O roteiro, uma adaptação do livro I Am Legend, de Richard Matheson, foi escrito pelo próprio romancista (creditado como Logan Swanson) e ainda por William F. Leicester, Furio M. Monetti e Ubaldo Ragona (Wikipedia).

O filme foi lançado 10 anos após o advento do livro de Richard Matheson. É de baixo orçamento, original preto e branco e, dentro da falta de recursos financeiros, tenta ser fiel ao espírito da obra. Vicent Price é Robert Neeville, que numa terra devastada por uma infecção é habitada por vampiros. Ele fica recluso pela noite em sua casa e sai de dia para buscar alimentos e combustível. Passando por grande sofrimento emocional pelo grande tempo de solidão e isolamento, ele se depara com um cão (aparentemente normal) e um desfecho surpreendente para os fatos que a humanidade estava passando.

Em 1971, houve a segunda adaptação, The Omega Man, com Charlton Helston. E, em 2007, a terceira adaptação (e a pior) Eu sou a Lenda, com Will Smith.

Dou 3 de 5 estrelas.

Lélio Pendragon
Sobre o autor

Lélio Pendragon é um autor de histórias de fantasia. Depois de atuar por mais de uma década na publicação de livros jurídicos, ele se dedica, na atualidade, ao desenvolvimento do site “Batalha dos Nerds” e da saga de fantasia “A Irmandade dos Párias”. Colecionador de trilhas sonoras de filmes desde 1980, o autor é inspirado fortemente pelos filmes: Star Wars, Star Trek, Senhor dos Anéis, Dragonslayer (1981), Krull (1983), Fúria de Titãs (1981), Tron (1982), Willow – na terra da Magia (1988) , Trovão Azul (1984) e A Lenda (1985).

VOCÊ PODERÁ GOSTAR DE:

Indicação de livro – Eu sou a Lenda – Richard Matheson (Editora Aleph)
January 08, 2016